Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Normose: “A patologia da normalidade”

          O termo Normose foi criado para designar as pessoas que por comodidade ou por inércia do pensamento, seguem um padrão pré-estabelecido, sem se valer da dúvida e do questionamento. Desta forma consideram-se aceitos por todos os grupos. Sendo assim sua capacidade de raciocínio é terceirizada, levando-o a não participar realmente de sua vida.

          O normal faz parte do contrato estabelecido pela sociedade no seu Controle Social “Conjunto de meios ou dispositivos utilizados pela sociedade e pelos grupos sociais para manter seus membros em conformidade com os padrões de comportamentos aceitos.”

          Como ser normal está presente em toda a nossa vida, ter normose, é agirmos normalmente mesmo sabendo que seremos prejudicados, pois essa ação jamais trará benefício algum para a nossa evolução.

          A normose é fruto de paradigmas, muitos deles bem distantes da nossa realidade, mas para não sermos anormais, acabamos aceitando como algo importante e necessário à nossa vida, ou até mesmo sem importância alguma, o comodismo do “tanto faz como tanto fez”. Esta é uma formula universal de fugirmos do debate e do embate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário