Exímio desenhista recebeu das mãos de Assis Chateaubriand o prêmio de Pintura do Museu Regional de Feira de Santana. Em Salvador, cursou a Faculdade de Belas Artes. Em 1969 entrava na Faculdade de Arquitetura, de onde se transferiu em 1972 para o Rio de Janeiro. Em 1976 conheceu o parceiro Xangai, dando assim o impulso inicial para as realizações dos projetos musicais.
Logo teve sua primeira música – Buraco Fundo – gravada por Oneida, cantora da RCA-Victor. Logo em seguida o cantor Mão Branca gravava o grande sucesso Matança. Em 1979 fundou o Estúdio de Invenções, uma produtora que entregava o disco pronto ao artista.
Em 1980 produziu o LP Xangai – Que Qui Tu Tem Canário – que teve prêmio da Associação de Produtores além de ser um dos poucos discos independentes a ter apresentação no Fantástico da Rede Globo, com a música Matança.
Augusto Jatobá tem, hoje, 1300 músicas compostas e 64 gravadas. Jatobá vem conduzindo a MPB do interior do Brasil, juntamente com seus parceiros Xangai, Elomar e Hélio Contreiras, no sentido de preservar as bases culturais da boa música.
http://poeiraecantos2.blogspot.com/search/label/augusto%20jatoba%2Fba acessado em 20/08/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário