"Finja inferioridade e encoraje a arrogância do inimigo".
A fragilidade enganosa
Ao fim da dinastia de Ch’in, Mo Tun, o general dos Hsiung Nu, primeiro estabeleceu seu poder.
O vizinho Hu Oriental era forte e enviou-lhe embaixadores para negociar. “ Desejamos obter o cavalo de mil li (cada li equivale a aproximadamente 600 metros). Esse garanhão seria de T’ ou Ma”, disseram os emissários.
Mo Tun consultou seus conselheiros, que exclamaram: “O cavalo que percorre mil li! A coisa mais preciosa no país! Não o dê a eles!” Mo Tun respondeu: “Por que negar um cavalo a um vizinho?” Assim, entregou o cavalo.
Pouco tempo depois, o Hu Oriental mandou outro mensageiro: “Desejamos uma das princesas do Khan”. Mo Tun pediu conselho a seus ministros que, irados reagiram: “O Hu Oriental é injusto! Agora pedi uma princesa! Imploramos que os ataque!” Mo Tun ponderou: “Como negar uma mulher jovem a um vizinho?” Então, enviou-lhes a princesa.
Mas não tardou que outro emissário do Hu Oriental retornasse: “Vocês têm mil li de terra sem uso e nós os queremos”. Como de costume, Mo Tun consultou seus conselheiros, e entre eles houve quem achasse razoável ceder a terra, outros não. Indignado, Mo Tun sentenciou: “Terra é a fundação do Estado. Como alguém poderia dá-la? Todos aqueles que o aconselharam a fazê-lo serão decapitados”. E assim ocorreu.
Em seguida, Mo Tun montou em seu cavalo e, com seu exército, fez um ataque surpresa e esmagador ao Hu Oriental, aniquilando o vizinho que o achava desprezível e estava despreparado.
Depois, voltou-se para o oeste e atacou Yueh Ti. Ao sul, anexou Lou Fan... E ainda invadiu Yen. Dessa forma, recuperou totalmente, dos Hsiung Nu, as terras ancestrais, conquistadas anteriormente pelo general de Ch’in, Meng T’ien.